Siga nos nas redes sociais

Espaços Públicos sob responsabilidade da AADC

TEATRO AMAZONAS

O Teatro Amazonas é um dos teatros mais importantes do Brasil e um verdadeiro ícone de Manaus. Localizado no Largo de São Sebastião, no coração do Centro Histórico, foi inaugurado em 1896 para atender ao desejo da elite local de possuir um centro cultural à altura das grandes cidades. É reconhecido internacionalmente como um dos teatros mais belos do mundo.

Endereço: Largo de São Sebastião – Centro, Manaus – AM, 69067-080

CENTRO CULTURAL DOS POVOS DA AMAZÔNIA

O CCPA é um centro cultural na Amazônia Continental, inaugurado em 2007. Oferece espaços para eventos, bibliotecas e exposições de fotografia, cultura popular e obras de arte. Guias bilíngues acompanham os visitantes. Há também espaços gastronômicos e uma galeria de arte para artistas locais.

PARQUE SENADOR JEFFERSON PERES

No Parque Senador Jefferson Peres são realizadas apresentações musicais e de danças de rua, shows com palhaços, malabaristas e ventríloquos, atividades circenses e de cinema. Além disso, o espaço também conta com equipamentos de academia ao ar livre onde a população pode utilizar livremente para promover seu bem-estar.

PARQUE RIO NEGRO

No Parque Rio Negro são realizadas atividades culturais, com apresentações musicais, teatrais, de dança, shows com palhaços, malabaristas e ventríloquos. Atividades esportivas também ocorrem no local, como caminhadas, corridas, aulas de zumba, treinos funcionais e de musculação.

PALACETE PROVINCIAL

O Palacete Provincial está localizado no Centro Histórico da cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas. É um imóvel centenário impregnado de importantes fatos ligados à vida social e política do povo amazonense.

Endereço: Praça Heliodoro Balbi, S/N – Centro, Manaus – AM, 69005-260

BIBLIOTECA PÚBLICA

A Biblioteca Pública do Amazonas está localizada no Centro da cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas. Fundada em 1871, é a mais antiga biblioteca pública no estado e a maior em número de acervos.

Endereço: R. Barroso, 57 – Centro, Manaus – AM, 69010-050

CENTRO CULTURAL PARINTINS - LICEU - UNIDADE PARINTINS

O Bumbódromo de Parintins é o local onde acontece o Festival Folclórico de Parintins, um dos eventos mais importantes do Amazonas. Além da disputa entre os bois Caprichoso e Garantido, o Bumbódromo também funciona como um Centro Cultural, oferecendo formação técnica, exposições de arte, exibição de filmes e eventos regionais. Com sua estrutura em formato de cabeça de boi estilizada, o Bumbódromo é um símbolo da cultura e do talento de Parintins.

Endereço: Av. Nações Unidas, s/nº – Centro – Parintins/AM

TEATRO GEBES MEDEIROS (DENTRO DO IDEAL CLUBE)

O Teatro Gebes Medeiros, localizado no antigo Ideal Clube, é um espaço cênico inaugurado em 2000 para difundir a cultura na sociedade amazonense. Homenageando o artista Gebes Medeiros, o teatro passou por reformas em 2014 e 2022 para acomodar melhor os espetáculos produzidos por artistas locais. Além de receber ensaios do Balé Folclórico do Amazonas, o teatro é palco de eventos culturais apoiados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, abrangendo diversas formas de expressão, como teatro, cinema, dança e música erudita e popular. A capacidade do teatro é de 140 pessoas.

Endereço: Avenida Eduardo Ribeiro, 937 – Centro (antigo Ideal Clube) – Manaus/AM

PRAÇA ANTONIO BITTTENCOURT (PRAÇA DO CONGRESSO)

A Praça Antônio Bittencourt, também conhecida como Praça do Congresso, é um espaço tradicional no centro antigo de Manaus. Inaugurada em 1908, a praça abriga um busto do ex-governador Eduardo Ribeiro e é rodeada por prédios históricos e casarões. Além disso, conta com bancas de revistas, livros usados e comidas regionais. O local também recebe eventos artísticos, como shows, teatro de rua e atividades circenses.

Endereço: Avenida Ramos Ferreira, s/n, Centro – Manaus/AM

PRAÇA HELIODORO BALBI (PRAÇA DA POLÍCIA)

A Praça Heliodoro Balbi, também conhecida como Praça da Polícia, é um ponto tradicional no centro de Manaus. Aberta durante o Império, a praça ocupa uma área de 8.515 m². O nome “Praça da Polícia” deve-se ao fato de ter sido palco das apresentações da banda da Polícia Militar por muitos anos. Até 2004, abrigou o Comando Geral da PM no prédio anteriormente conhecido como Palacete Provincial, que foi restaurado em 2008 e se tornou mais um espaço cultural na cidade. A praça conta com piscinas ornamentais, árvores, quiosques e bancas de comidas típicas. Além disso, é frequentemente palco de shows musicais, concertos, espetáculos circenses e eventos natalinos.

Endereço: Avenida Sete de Setembro, s/n, Centro – Manaus/AM

SAMBÓDROMO – LICEU – UNIDADE MANAUS

O Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, uma das primeiras escolas públicas de artes da região Norte, tem trabalhado desde 1998 para disseminar arte, cultura e fortalecer a cena artística tanto na capital quanto no interior. Oferecendo uma ampla variedade de cursos presenciais e virtuais, oficinas e programas de capacitação para todas as faixas etárias, a instituição busca incentivar o desenvolvimento do potencial artístico através da arte educação e aprimoramento profissional na área cultural. Atualmente, o Liceu conta com quatro unidades presenciais na capital e duas no interior do Amazonas, além do projeto “Salas de Cultura”, que possibilita o acesso à cultura através de aulas online pelo Liceu Digital, superando as barreiras geográficas e fortalecendo o setor artístico-cultural da região.

Endereço: Avenida Pedro Teixeira, número 2565. Bairro Pedro Teixeira – Sambódromo

TEATRO AMÉRICO ALVAREZ

O Teatro Américo Alvarez, inaugurado em 1986 como Teatro dos Artistas e dos Estudantes, desempenhou um papel importante na formação de uma nova geração de artistas no Amazonas. Inicialmente, funcionou como Centro de Estudos e Pesquisas de Artes Cênicas, oferecendo cursos de teatro e dança, além de apresentações de espetáculos e mostras estudantis. Em 1992, passou por uma reforma e recebeu o nome atual em homenagem a Américo Alvarez, renomado teatrólogo, radialista e animador cultural. Após uma reconstrução e modernização em 1997, o teatro foi reinaugurado em 2001 e atualmente é utilizado pela Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA) para atividades relacionadas aos cursos da instituição, com uma capacidade de 110 lugares.

Endereço: Rua Ramos Ferreira, 1512 – Centro – Manaus/AM

CASA DAS ARTES

A Casa das Artes foi inaugurada em 21 de setembro de 2004, com o objetivo de oferecer múltiplas atividades culturais para a sociedade, valorizando e criando produções artísticas espontâneas, em quatro salas. O espaço funciona em uma das casas mais antigas do Largo de São Sebastião. Nela, morou por mais de 40 anos o Dr. Thaumaturgo de Albuquerque Sapha, advogado, procurador federal e delegado do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Industriários (IAPI). Na Casa das Artes, funciona a administração do Centro Cultural Largo de São Sebastião. O espaço também recebe exposições temporárias.

Endereço: Rua José Clemente, 564 – Centro – Manaus/AM

teatro-jorge-bonates
TEATRO JORGE BONATES

O Teatro Jorge Bonates, localizado em Manaus, é um importante espaço cultural na região. O teatro recebe apresentações de peças teatrais, shows musicais, dança e outras manifestações artísticas. Com uma estrutura moderna e capacidade para receber um público numeroso, o Teatro Jorge Bonates tem contribuído para fortalecer o cenário cultural de Manaus, proporcionando momentos de entretenimento e apreciação artística para a comunidade local.

Endereço: Av. Mário Ypiranga, s/nº. Sede da Secretaria de Estado de Administração, Recursos Humanos e Previdência (SEAD).

SALÃO DE EVENTOS RIO SOLIMÕES

O Teatro Jorge Bonates, localizado em Manaus, é um importante espaço cultural na região. Inaugurado em data desconhecida, o teatro recebe apresentações de peças teatrais, shows musicais, dança e outras manifestações artísticas. Com uma estrutura moderna e capacidade para receber um público numeroso, o Teatro Jorge Bonates tem contribuído para fortalecer o cenário cultural de Manaus, proporcionando momentos de entretenimento e apreciação artística para a comunidade local.

Endereço: Av. Sete de Setembro, 1058 – Centro, Manaus – AM, 69005-141

Pular para o conteúdo